Prolongamento
"Na semana do FC Porto-Sporting sai o castigo ao Varandas?"
2022-08-17 11:30:00
"O Conselho de Disciplina é que mais uma vez não tem bom senso, nem inteligência, desculpem", diz ex-internacional luso

O presidente do Sporting foi suspenso pelo Conselho de Disciplina da Federação Portuguesa de Futebol na sequência das declarações que prestou contra Pinto da Costa, onde chamou, entre outras coisas, o líder dos azuis e brancos de "corruptor ativo". Frederico Varandas tem ainda de pagar uma multa no valor de 13.260 euros, uma vez que o organismo federativo entende que o presidente do Sporting teve uma "lesão da honra" em relação a Pinto da Costa.

Para Diamantino Miranda, antigo jogador internacional português, o Conselho de Disciplina revela uma ausência de sensibilidade na altura em que dá a conhecer o castigo ao presidente do Sporting, isto numa semana que antecede a visita dos leões a casa dos campeões nacionais.

"Mais uma vez a falta de bom senso do Conselho de Disciplina da Federação Portuguesa de Futebol. Na semana do jogo FC Porto contra o Sporting sai o castigo ao presidente do Sporting?", interroga Diamantino Miranda.

Por conseguinte, o antigo jogador de futebol sublinha que o organismo federativo revela que "não tem bom senso" na altura em que divulga o castigo aplicado a Frederico Varandas.

"O Conselho de Disciplina é que mais uma vez não tem bom senso, nem inteligência, desculpem. Na semana do jogo que se prevê que seja quente?", pergunta Diamantino Miranda, ele que falava em declarações na CMTV.

Em relação ao processo pelo qual Frederico Varandas é agora suspenso e terá de pagar uma multa importa destacar que o processo foi instaurado a 31 de maio de 2022.

Posteriormente, os documentos foram remetidos para apreciação da Comissão de Instrutores da Liga que, por sua vez, os remeteu ao Conselho de Disciplina novamente a 26 de julho de 2022.

Na sequência de uma audiência no dia 9 de agosto de 2022, o Conselho de Disciplina da Federação Portuguesa de Futebol entendeu aplicar o castigo ao presidente verde e branco.

O Conselho de Disciplina dá por "provada a acusação, que imputava ao arguido declarações dirigidas a outro agente desportivo, apodado nomeadamente de ‘corruptor ativo’ e ‘uma vergonha para o desporto português’".

As declarações proferidas por Frederico Varandas, presidente do Sporting, aconteceram por altura da visita ao Núcleo Sportinguista de Carregal do Sal.

"Não é preciso a Justiça dizer o quer que seja para sabermos que o senhor Pinto da Costa é um corruptor ativo e alguém que deveria estar banido do dirigismo desportivo há décadas. Difícil é explicar a qualquer cidadão como é que uma pessoa apanhada a dizer isto não é condenada", disse Frederico Varandas, que continuou com o ataque ao líder portista.

"O senhor Pinto da Costa não é nem nunca poderá ser uma referência do desporto nacional. E eu vou explicar porquê, convidando o senhor Secretário de Estado a ouvir apenas uma escuta, entre muitas que estão disponíveis para qualquer pessoa na internet, do processo Apito Dourado", disse então Frederico Varandas, que criticava também na altura elogios que o novo Secretário de Estado do Desporto e Juventude tinha feito a Pinto da Costa.