Prolongamento
"Ir para a feira transformou-me". Conceição num relato inédito e particular
2020-09-24 14:45:00
Treinador do FC Porto conta a sua ligação à religião, as "mentirinhas" que não gosta e até fala das amizades que tem

Sérgio Conceição abre o coração para falar do seu lado mais particular e, numa entrevista divulgada na íntegra pela Tribuna Expresso, nesta quinta-feira, o técnico dos dragões conta que para si sinceridade e frontalidade são tudo.

"Não gosto daquelas mentirinhas para parecer simpático, para não ferir alguém", confessou Sérgio Conceição, recuando no tempo para lembrar que em pequeno chegou a ajudar o pai nas obras e até foi feirante, juntamente com um primo.

Na altura, Conceição fazia feiras com o familiar nas localidades vizinhas à zona onde nasceu em Coimbra.

"Tinha realmente jeito para aquilo e, por outro lado, ir para a feira transformou-me. Três meses depois, era um miúdo diferente: tornei-me mais comunicativo."

E foram as dificuldades que lhe moldaram a personalidade, foram elas que fizeram de Sérgio Conceição um inconformado constante.

"Para a maioria das pessoas, é normal ganhar de vez em quando; para mim, não é nada normal, estou aqui para ganhar sempre", assumiu o treinador campeão nacional.

Devoto da religão, Conceição confessa que desde que chegou ao FC Porto se agarrou à fé.

"Devo ter lido a Bíblia umas três vezes, de uma ponta à outra e sei salmos de cor: o Salmo 91, por exemplo, é fantástico. É a religião e a família que me dão equilíbrio."

Nesta entrevista à Tribuna Expresso, o treinador dos azuis e brancos confessa que ao longo dos anos que leva de futebol tem conhecido muita gente, mas poucos ficam entre o lote de 'convocados' para o grupo de amigos.

"Tenho muitos conhecidos, poucos amigos", disse, falando da ligação que tem com Jorge Jesus, que o orientou no Felgueiras.

"Tenho carinho pelo Jorge Jesus, estamos juntos anualmente, ou de dois em dois anos."

Mas o agora treinador do Benfica não faz parte do lote de "três ou quatro amigos" que Conceição admite ter.

Nesta entrevista, Conceição falou ainda de um "episódio desagradável" durante passagem do filho Rodrigo pelo Benfica, que o levou a falar com o amigo "Ruizinho" [Rui Costa] e também contou os segredos para levar o FC Porto ao título na última época.