Prolongamento
"Houve quase uma manifestação para o Manafá ir à Seleção. Está tudo maluco?"
2021-10-27 14:55:00
"Há coisas que têm de ser ditas. Há uma falta de qualidade gritante nos Nanus, nos Manafás e Brunos Costas", diz Mendes

Os tempos têm sido de 'aperto' no que toca à abordagem ao mercado de transferências no FC Porto, nos últimos anos, com a SAD azul e branca sob vigilância da UEFA no capítulo financeiro e com o treinador Sérgio Conceição a apostar em jovens da formação e no regresso de atletas que tinham contrato com o clube e estava emprestados a outros emblemas.

Apesar das dificuldades financeiras, Sérgio Conceição foi conduzindo o 'barco' a 'bom porto', colecionando títulos a nível interno e prestações significativas a nível internacional, sobretudo na Liga dos Campeões. Só que não tem evitado um ou outro desaire, frequentemente numa competição como a Taça da Liga, que o clube não tem no museu e que o técnico admitiu que queria oferecer ao presidente Jorge Nuno Pinto da Costa.

O que é certo é que esse desejo já não será realizado nesta época desportiva pois a primeira aparição dos dragões na Taça da Liga significou um adeus precoce de um emblema tipicamente e historicamente candidato a vencê-la pela sua dimensão no plano do futebol nacional, ainda que não tenha nenhuma no currículo.

A 'nação' portista questiona o adeus do FC Porto à Taça da Liga, sobretudo mais ao nível dos jogadores lançados que, na sua ótica, podem não ter conquistado a oportunidade concedida por Sérgio Conceição.

E se há quem defenda que é o fim de linha para alguns atletas, devido à atitude revelada com a camisola portista, outros entendem que a questão será mais ao nível da qualidade futebolística.

Fernando Mendes, antigo jogador do FC Porto, diz que os portistas têm de se mentalizar que as ditas segundas linhas do plantel não aguentam a 'pedalada' de qualidade que a equipa principal ou as ditas primeiras linhas têm.

"Há aqui uma coisa que muita gente acha e fala disso: se se olhar para a equipa do FC Porto, os jogadores do FC Porto são sempre bastante competitivos. Todos, seja em que jogo for", observa Fernando Mendes.

"Há um problema que me parece fundamental e há coisas que têm de ser ditas. As pessoas do FC Porto falam disso. Há uma falta de qualidade gritante nos Nanus, nos Manafás, nos Brunos Costas. São jogadores vulgares para jogarem naquela equipa ou para serem segundas linhas do FC Porto", afirmou Fernando Mendes.

O antigo jogador português recorre ainda à memória para lembrar que ainda houve gente que queria Manafá entre o lote de eleitos de Fernando Santos no Campeonato da Europa ao serviço de Portugal.

"Houve quase uma manifestação para o Manafá ir à Seleção Nacional no Euro2020. Está tudo maluco?", questionou Fernando Mendes, em declarações na CMTV, onde defendeu o compromisso que, apesar de tudo, os jogadores portistas revelam, a seu ver, em campo.

"São bons jogadores? São. Mas não são para o que era habitual no FC Porto. Não é a atitude competitiva. Eles correm e trabalham. Há é uma falta de qualidade tremenda nas segundas linhas da equipa do FC Porto".