Prolongamento
"FC Porto perde e é uma vergonha. Benfica perde e são aplaudidos pelos adeptos"
2021-10-23 14:40:00
Diamantino aconselha Rui Costa e adeptos a aumentarem níveis de "exigência"

Os adeptos do Benfica têm prestado aplausos e cânticos à equipa mesmo em alturas em que os encarnados são derrotados, seja por rivais ou mesmo em partidas do campeonato contra adversários que lutam por outros objetivos na classificação. Recentemente, o jogo diante do Portimonense, na Luz, terminou com os benfiquistas derrotados mas a entoarem cânticos de apoio à formação orientada por Jorge Jesus. Também na goleada contra o Bayern sucedeu coisa semelhante, assim como se foi vendo e assistindo nos últimos anos.

Diamantino Miranda, antigo atleta do Benfica, diz que Rui Costa tem de 'romper' com esta situação e aconselha-o a incentivar os adeptos a terem outro tipo de "exigência". "Os alertas têm de ser dados mais frequentemente e com maior veemência", indica Diamantino Miranda, acreditando que o 'maestro' deve exigir mais não só a treinadores e jogadores que representam o Benfica mas também apelar aos adeptos a que tenham uma maior exigência junto das equipas das águias.

"O Rui Costa deve dar este passo nos próximos tempos no sentido da exigência a jogadores, treinadores e adeptos. Esse grau de exigência alto tem de voltar ao Benfica", declara Diamantino Miranda.

Além disso, o antigo atleta das águias aproveitou para salientar que os jogadores não podem baixar aos balneários depois de uma goleada com aplausos por parte dos adeptos.

"Esta coisa é bonita e temos de enaltecer muitas vezes o esforço que os jogadores têm no campo. Agora, uma equipa ou um clube como o Benfica não pode perder 3-0 com o Sporting em casa e os jogadores serem aplaudidos. Não pode perder com o Portimonense e serem aplaudidos. Perder com o Zenit e serem aplaudidos ou perder com o Bayern, que é natural, e serem aplaudidos".

Para Diamantino Miranda, "há aqui qualquer coisa que tem de mudar." A exigência tem de subir", disse o ex-atleta encarnado, dando o exemplo do que se vê na plateia do Estádio do Dragão e entre os colaboradores do FC Porto nos momentos das derrotas.

"Depois há comparações. O FC Porto perde 5-1 com o Liverpool e nos dias seguites o que se diz é que é 'uma vergonha', 'a minha mensagem não passa', 'vou falar com o presidente', 'os jogadores não podem ter este comportamento'."

"Aqui [no Benfica], parece que está esta cultura enraizada há vários anos. Não é de agora", lamentou o ex-jogador do Benfica e da Seleção Nacional, em declarações na CMTV.

Diamantino Miranda insistiu que Rui Costa deve apostar na via da exigência na Luz. "Acho que é uma das coisas com as quais o Rui Costa tem de se preocupar e incentivar os sócios do clube que têm de ter em mente este grau de exigência". "Não se pode estar sempre a aplaudir os jogadores", concluiu.