Portugal
"É fácil coagir um árbitro na cidade do Porto. Em Lisboa, não há memória disso"
Redação
2021-05-04 10:00:00
"Soares Dias é ótimo árbitro para o FC Porto. É sempre um adversário do Benfica", diz ex-vice Braz Frade

O clássico de quinta-feira entre Benfica e FC Porto poderá ter uma palavra decisiva na atribuição do título desta temporada e no preenchimento das vagas para a Liga dos Campeões da próxima época. Com o Sporting na frente com mais seis pontos, o leão tentará capitalizar vantagens com o resultado do clássico. O FC Porto chega à Luz a saber que não pode perder pontos, sob pena de comprometer definitivamente a questão do título, enquanto que o Benfica, com quatro de desvantagem para os dragões, tem de vencer para ainda sonhar em chegar ao segundo lugar, que dá acesso direto à fase de grupos da Champions.

O cenário é este e por isso muito se jogará no relvado do Estádio da Luz, sendo que a arbitragem estará no foco da atenção quer de portistas, quer de benfiquistas. Ainda não sendo conhecidas as nomeações de árbitro e VAR para este embate, já se vai antecipando quem pode apitar ou não e do lado encarnado já se espera que, pelo menos, um dos elementos da equipa de arbitragem seja da Associação de Futebol do Porto. 

"Não me lembro do FC Porto vir à Luz nos últimos anos sem ter, pelo menos, um árbitro que é da Associação de Futebol do Porto", disse Braz Frade, antigo vice-presidente do Benfica, realçando que os dragões quando vão à Luz têm "sempre" um juiz da associação nortenha.

"Trazem sempre um do Porto. É fácil, dado os hábitos, coagirem um árbitro na cidade do Porto. É muito mais fácil. Eles entram pelo centro de treinos da Maia e ameaçam os árbitros. Aqui, em Lisboa, não há memória disso. É natural que tragam um árbitro do Porto para apitar", indicou Braz Frade.

Em comentário na CMTV, o ex-dirigente encarnado referiu ainda que não está muito interessado em saber quem será o árbitro e o VAR da partida, só espera que apitem "bem". Em todo o caso, teme que alguma coisa possa acontecer.

"O FC Porto preocupa-se com os árbitros e com as nomeações. Eu não me preocupo nada. Quero é que apitem bem", apelou Braz Frade, esperando que o Conselho de Arbitragem, através das nomeações, não acabe "por decidir os resultados dos jogos".

A poucos dias do clássico, Braz Frade disse que tem acompanhado as narrativas provenientes do Norte e nota nelas uma preocupação. "É engraçado o que a cartilha do FC Porto manda dizer esta semana. O Benfica faz coação sobre os árbitros [risos]. Dá vontade de rir. Trazem o árbitro do Porto", insistiu.

Questionado se acredita que Artur Soares Dias seria uma boa opção para apitar o clássico, o ex-vice-encarnado foi claro na opinião. "Soares Dias é um ótimo árbitro para o FC Porto".

Todavia, em relação ao Benfica, Braz Frade já não diz o mesmo quando é Soares Dias a apitar. "O Soares Dias é sempre um adversário do Benfica. Nunca é um árbitro isento", disse, acreditando que o juiz da Associação Nacional do Porto não reúne condições para apitar o FC Porto.

"Tenho dúvidas que o senhor Soares Dias apite com isenção um jogo do FC Porto", salientou, destacando que se for Soares Dias o escolhido e o Benfica vencer será uma vitória especial para as águias. "Se ganhar contra o FC Porto e contra o Soares Dias...", indicou Braz Frade.