Portugal
Conselho de Arbitragem explica casos do Farense-Benfica
Redação
2021-02-23 22:10:00
Lances de alegados penáltis sobre Rafa e Licá analisados pelo consultor David Elleray

David Elleray, ex-árbitro e consultor do Conselho de Arbitragem, analisou alguns casos em jogos da I Liga, com destaque para a visita do Benfica ao Farense, que terminou com ambas as equipas a reclamarem um penálti por marcar.

O Benfica afirmou que lhe foi “mais uma vez sonegado um penálti”, mas o consultor salientou que não houve falta sobre Rafa, num relatório divulgado pelo Conselho de Arbitragem.

“Um atacante entra na área de penálti onde disputa a bola com um defensor, acabando por cair no terreno de jogo; o árbitro permite que o jogo prossiga; as imagens mostram que qualquer contacto existente entre os dois jogadores é acidental”, justificou o ex-árbitro inglês.

No entender de David Elleray, “corretamente não houve intervenção  do VAR”, dado que o árbitro “não cometeu qualquer ‘erro claro e óbvio’ ao  não assinalar pontapé de penálti”.

Também o Farense reclamou um penálti, num lance entre Licá e Nuno Tavares. Neste caso, o VAR tomou igualmente a decisão correta, de acordo com o consultor do Conselho de Arbitragem.

“Um atacante e um defensor saltam para jogar a bola dentro da área de penálti e ambos caem no terreno de jogo, ficando o atacante agarrado à sua cabeça; o árbitro permite que o jogo prossiga; as imagens mostram que não há qualquer infração por parte do defesa, uma vez que o contacto como atacante é acidental quando vem a descer após ter saltado na disputa da bola”, sustentou David Elleray, acrescentando que, tal como no outro caso, “o árbitro não cometeu qualquer ‘erro claro e óbvio’” que justificasse a intervenção do VAR.

Após o encontro em Faro, o Benfica teceu duras críticas à arbitragem, defendendo que é "urgente serem conhecidas as comunicações e imagens mostradas nos jogos" com Moreirense e Farense. "Se o VAR veio para melhorar o futebol, então que se demonstre que tal acontece, começando pela transparência", reforçaram as águias.