Prolongamento
"Comunicados dos clubes são carnaval. Sporting e FC Porto não têm de se meter"
2021-11-29 10:35:00
"A responsabilidade é do Belenenses SAD e o resto é conversa", diz Pedro Henriques

O fim antecipado do jogo entre Belenenses SAD e Benfica, por falta de jogadores do emblema azul, tem dado que falar nos corredores do futebol nacional e não só. O Belenenses SAD foi a jogo com nove jogadores, sendo dois deles guarda-redes e chegou ao intervalo a perder por 7-0. No recomeço do encontro, os azuis ficaram com menos jogadores ainda e o árbitro teve de terminar a partida, já que, à luz dos regulamentos, a formação azul não tinha jogadores suficientes para que a partida pudesse continuar.

Rapidamente 'choveram' reações sobre a partida atípica, com FC Porto e Sporting, rivais encarnados, a condenarem esta situação através de comunicado e reações dos responsáveis pela comunicação destes emblemas, coisa que Pedro Henriques, antigo jogador de futebol lamenta e critica, desafiando os clubes a não se meterem em particular nesta partida mas, pelo contrário, a decidirem de uma vez por todas um regulamento para que tal não volte a acontecer.

"Os comunicados dos clubes todos são um carnaval de primeira. A responsabilidade é do Belenenses SAD e o resto é conversa", afirmou Pedro Henriques.

Para o ex-jogador de futebol, "Sporting, FC Porto, SC Braga não têm que se meter neste assunto", disse, desafiando os responsáveis dos clubes a marcarem uma reunião na Liga para tratar do tema de forma oficial para que no futuro nada semelhante volte a acontecer.

"Os seus presidentes têm é que marcar uma reunião extraordinária na Liga", disse, realçando que não têm de "ir a pensar para casa" no que se deverá fazer. "Decidam a partir desta vergonha que a Liga tem poder para decidir. A Liga cria uma norma e temos que aceitar."

Já sobre a atitude de Rui Pedro Soares enquanto responsável máximo do Belenenses SAD, Pedro Henriques lamenta que o dirigente não tenha pedido o adiamento do jogo de forma antecipada.

"Se entende que não tinha de o fazer vive num mundo paralelo. As normas são para se cumprir. Ponto final, parágrafo. Isto não se telefona ou se manda um avião de papel. Há requisitos que têm de ser cumpridos. Têm que ser de forma oficial", comentou Pedro Henriques, sustentando Rui Pedro Soares terá culpa nesta situação.

"O próprio presidente do Belenenses SAD veio dizer que não pediu nem ia pedir adiamento nenhum. Agora está com este carnaval e não percebo o porquê", acrescentou o antigo jogador de futebol, referindo que aquilo a que se assistiu no Estádio Nacional é "demasiado vergonhoso".

"Estava à espera que a Direção-Geral da Saúde não deixasse [que o jogo fosse realizado]. Não percebo qual é a questão de não adiar. O adiamento não é às 19h00 [a hora e meia do começo do jogo]. Às 18h30 já eu estava no relvado. Isto não é para brincar, isto é futebol profissional".

Em comentário na Sport TV, Pedro Henriques sublinhou ainda que o Belenenses SAD deveria ter "pedido o adiamento e o problema passava para a Liga ou para o Benfica, que tinha o direito de aceitar ou não aceitar".