Prolongamento
"Benfica e Sporting que me desculpem mas FC Porto consegue ombrear com colossos"
2021-10-20 12:00:00
Dragão consegue "bater mesmo sem qualquer tipo de problema", diz Sousa

Último campeão europeu português, em 2004 com José Mourinho, um ano depois de ter alcançado a já extinta Taça UEFA, o FC Porto tem colecionado ao longo dos anos campanhas longas no mais alto patamar das provas europeias, alcançando presenças nas fases finais e mais adiantadas da Liga dos Campeões e chegando a finais de outras provas organizadas pela UEFA.

Nos últimos tempos, sob o comando de Sérgio Conceição, o FC Porto não evitou um ou outro desaire mas, no global, as caminhadas dos azuis e brancos têm sido de sucesso na mais emblemática competição do 'Velho Continente', a Liga dos Campeões que tem permitido aos cofres azuis e brancos arrecadarem avultadas verbas financeiras e, ao mesmo tempo, colecionarem prestígio internacional.

O FC Porto, nascido nas margens do rio Douro, é, por estes tempos e de há longos anos a esta parte, um emblema temido na orgânica europeia, e um dos motores portugueses na coleção de pontos para o ranking de clubes.

José Sousa, antigo futebolista, entende que as pessoas têm de reconhecer o percurso azul e branco nas provas da UEFA, sobretudo no patamar mais alto da Champions League.

"Quem me desculpem Benfica e Sporting mas o FC Porto é das poucas equipas, não vou dizer que é a única porque acho que vou estar a ser injusto, que consegue durante anos ombrear com os grandes colossos europeus", afirmou o antigo jogador de futebol.

Para José Sousa, o FC Porto tem vindo a travar 'batalhas' e a medir forças com emblemas de prestígio europeu e consegue "bater mesmo sem qualquer tipo de problema".

O antigo jogador compreende que nem sempre as coisas correm dentro do previsto e esperado mas entende que os adeptos devem perceber a realidade que o FC Porto enfrenta.

"Chega a uma altura em que cai mas pronto", justifica José Sousa, em declarações na Sport TV, entendendo que o segredo deste FC Porto, que nos últimos anos tem chegado a fases mais adiantadas da Liga dos Campeões, está na forma como se comporta em campo.

"É um FC Porto combatente. Não dá na técnica, vai no aspeto físico", refere José Sousa, enaltecendo as capacidades reveladas por Sérgio Conceição que vê como um dos obreiros destas caminhadas.

Recentemente, o técnico dos dragões Sérgio Conceição destacou que o FC Porto conta com jogadores de "altíssimo nível" e não negou que os portistas gostam de enfrentar "os melhores do mundo".