Portugal
“Amorim teve-os no sítio muitas vezes”, elogia Mourinho
2021-06-19 11:45:00
José Mourinho destaca a liderança de Rúben Amorim como fator decisivo para o título do Sporting

José Mourinho, um dos mais titulados treinadores portugueses, apontou o “jovem colega” Rúben Amorim como elemento decisivo para a vitória do Sporting no campeonato nacional, que ‘fugia’ a Alvalade há 19 anos.

Entre os vários “fatores” que podem explicar o sucesso verde e branco, a “liderança” do treinador mostrou-se fundamental.

“Acho que é difícil apontar uma razão por si só, é multifatorial. Tentar enumerar alguns [fatores]… Começo pelo meu jovem colega [Rúben Amorim], acho que foi líder. Cometendo aqui e acolá algum excesso, que eu cometi tantos quando era da idade dele, mas à boa maneira portuguesa teve-os no sítio muitas vezes e foi líder daquele grupo”, afirmou Mourinho.

De seguida, o técnico que vai orientar a Roma lembrou a “fome de ganhar” dos jogadores à disposição de Amorim. “O plantel tinha muito jogador com fome de ganhar, de crescer, de atingir outro patamar. Havia pouca gente rica, de barriga cheia ou acomodada. E, seguramente, há mérito também da direção e da estrutura que o suportou”, acrescentou Mourinho, numa entrevista à GQ.

O treinador sadino considerou ainda que, face ao plantel limitado, o facto do Sporting ter sido eliminado precocemente das provas europeias também se mostrou decisivo.

“Sou capaz de ir a outros pontos e dizer que, para um plantel como o deles, um jogo por semana foi uma grande vantagem. Terem sido eliminados prematuramente das competições europeias deu-lhes uma vantagem tremenda, principalmente em relação ao FC Porto, cujo sucesso nas competições europeias os levou a muitos jogos de uma dimensão altíssima”, concluiu José Mourinho.