Portugal
"A afirmação dos grandes clubes é ganhar títulos", diz Eduardo
2020-08-11 16:40:00
Técnico de guarda-redes do SC Braga destaca crescimento do clube no quadro atual do futebol nacional

Eduardo terminou a carreira de jogador e começa agora uma nova aventura como treinador de guarda-redes. Para trás, fica uma carreira com altos e baixos e passagens por diversas paragens, enquanto se foi fixando na seleção nacional.

De todas as épocas vividas no SC Braga, clube que o formou, Eduardo não esconde que ainda hoje entende que os minhotos deveriam ter sido campeões nacionais em 2009/10, com Domingos Paciência, quando o SC Braga lutou até ao fim pelo título contra o Benfica, de Jorge Jesus.

"Acho que todos nós chegámos ao fim com o sentimento de que merecíamos ter ganho aquele título. Fizemos um trabalho fabuloso. Tivemos muitos sobressaltos, mas fomos a equipa que mais tempo esteve em primeiro lugar e que melhor futebol produziu", analisa Eduardo, mais de 10 anos depois dessa histórica caminhada que quase deu o título aos guerreiros do Minho.

Em entrevista à Rádio Universitária do Minho (RUM), Eduardo sustenta que foi a união daquele balneário que permitiram dar luta ao Benfica até ao fim.

"Ainda me recordo desse ano e lembro-me do balneário que a gente tinha. A gente entrava em campo e sabia logo que ia ganhar. Há coisas que não se explicam. Nesse ano, a união e o sentimento eram muito fortes."

O ex-internacional português lamenta que o título não tenha ficado na Pedreira e destaca que ficou "um pouco de frustração" no grupo por não ter alcançado o título.

Mas no futuro, quem sabe. Pelo menos essa é a esperança de Eduardo que, ainda assim, não se compromete com esse objetivo.

Porém, o antigo internacional português destaca a consolidação que vem sendo feita por António Salvador no clube.

Após uma temporada em que o SC Braga terminou no terceiro lugar da classificação e com a Taça da Liga no museu, Eduardo lembra o que distingue os clubes grandes.

"A afirmação dos grandes clubes é ganhar títulos e ficar nos lugares que dão acesso às competições europeias."

Nesta entrevista à RUM, Eduardo sublinha a importância das bases que ao longo dos últimos anos têm sido lançadas em território bracarense.

"O SC Braga foi o clube que mais evoluiu em Portugal nos últimos anos, com um crescimento cimentado. Temos outros casos em que as coisas correm bem uma época e depois vão por aí abaixo."